terça-feira, 30 de agosto de 2011

O Tokusatsu no Brasil

O Tokusatsu chegou ao Brasil na década de 60, com a exibição de National Kid na TV Tupi e na Rede Record. A série foi um sucesso de público (ao contrário de seu país de origem, em que foi um fracasso), porém, com a ditadura militar da época, a série foi cortada e posteriomente censurada.
Na década de 80, chegava à televisão Jaspion e Changeman, em um investimento arriscado do empresário Toshihiko Egashira com a Rede Manchete. Ao contrário do que se pensava, as séries obtiveram um enorme sucesso, gerando uma explosão do gênero de super-heróis japoneses no Brasil, abrindo as portas do mercado para a vinda de novas séries e a venda de produtos e brinquedos. Por conta disso, os anos 80 foram marcados por essa "onda" da cultura japonesa na televisão.

A última série de Tokusatsu adquirida por uma distribuidora brasileira foi Ultraman Tiga, distribuída pela Mundial Filmes. Nenhuma foi exibida desde então.Vários fatores surgem para explicar isto: o principal deles é o boom dos animes, iniciado em 1994 com Os Cavaleiros do Zodíaco e revigorado a partir de 1999 com Pokémon, Dragon Ball Z e Samurai X.
Segundo Toshihiko Egashira, antigo dono da Everest Vídeo (depois Tikara Filmes), com o sucesso das séries outras empresas tais como a Oro Filmes e a falida Top Tape também se interessaram por outras séries e com o tempo o gênero se tornou "carne de vaca", ou seja, uma coisa muito comum. Algo digno de nota é a concorrência com o seriado nipo-americano ser de melhor qualidade, mas por seus custos menores de distribuição, tradução e dublagem. Consequentemente, há todo um quadro de desinteresse das emissoras brasileiras quanto ao gênero.
Na primera metade da década de 2000, a série Kamen Rider Kuuga chegou a ser adquirida pela empresa DaLicença (a mesma licenciadora que trouxe para o Brasil animes como Dragon Ball Z, Card Captor Sakura e outros), mas não houve interesse das redes de televisão. Contudo, em 2006 o filme Ultraman The Next foi lançado oficialmente no Brasil em DVD pela Impact Records. Em 2007, no Brasil, foi lançado um outro filme em DVD: Ultraman Tiga - A Odisséia Final, também lançado pela Impact Records. No dia 13 de setembro de 2008, foi exibido no Cinemax o filme "Ultraman Mebius & Ultraman Brothers", no qual os antigos Ultras reaparecem para ajudar Mebius. A exibição do filme, com legendas em português, animou os fãs e reacendeu a esperança de um dia, o Tokusatsu retornar à TV brasileira.

Em outubro de 2008, foi confirmada a aquisição da série Madan Senki Ryukendo pela RedeTV!. Segundo informações, a série foi adquirida pela Focus Filmes e será exibida em 13 de abril de 2009. A dublagem da série já está em curso e será supervisionada por um fã do gênero.

Wallpaper


Ordem da Imagem: Gyaban 1982, Sharivan 1983, Shaider 1984, 
Jaspion 1985, 
Spielvan 1986, Metalder 1987, Jiraiya 1988, Jiban 1989, 
Winspector 1990, B-Fighter Kabuto 1996, Exceedraft 1992, 
Janperson, 1993, Solbrain 1991, B-Fighter 1995, 
Blue S.W.A.T 1994, 
Robotack 1998 e Kabutack 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Download Músicas dos Heróis Japoneses (TOKUSATSU)